terça-feira, 1 de novembro de 2011

A COMUNICAÇÃO DEVERIA IR PARA O SUS


Na manhã deste dia primeiro de novembro de 2011, ouvindo o programa “Estilo 103” da Rádio FM Tempo de Fortaleza, me chamou a atenção a noticia de que estava em alta nas redes sociais a opinião de que o ex-presidente Lula, diagnosticado com câncer na laringe, deveria se tratar no SUS, o Sistema Único de Saúde. Esperava eu, porque a esperança é a última que morre porem ela morre, que houvesse algum complemento. NÃO! Nada de opinião. Foi somente a divulgação por divulgação. Para que serve este tipo de informação? Noticia-se uma opinião no vazio? Não tem um debate, uma mesa redonda ou uma análise sobre o tema. O efeito da notícia, o porquê da notícia e o objetivo da notícia ficam a cargo da análise dos ouvintes. Parece-me claro que a intenção da divulgação é fortalecer a idéia de que o Lula estaria traindo o seu povo pobre e não deveria ir para um hospital particular. O ponto de vista das pessoas deve-se de acordo com o seu interesse. Eu, particularmente defendo que o Lula, o Serra, o Sarney, o Michel temer, o Cid Gomes, o Maluf, o Silvio Santos e todos no país fossem para o SUS. Isso porque defendo o serviço público de qualidade. Defendo que os setores essenciais para o povo sejam públicos. O transporte, a educação, a saúde, a energia, a água e a moradia. O ditado de que “o que é bom custa caro” não é verdade. O filho de um casal de amigos sofreu um acidente no olho e teve que sair de carro à noite de uma cidade do interior de Ceará para ser socorrido pelo hospital particular que eles tinham plano de saúde. Chegou em Fortaleza e o médico disse que não tinham um especialista para o caso e indicaram o IJF. Isso mesmo! O hospital público municipal de referencia em Fortaleza. Chegando lá um dos melhores médicos para este tipo de caso, estava de plantão. O garoto de oito anos perdeu o olho. Mas se o tempo perdido no deslocamento até a chegada ao hospital correto fosse menor, ele teria tido mais chance. Defendo o público de qualidade. É preciso acabar com o comércio da saúde e de setores essenciais. Nem sempre o que podemos pagar é o que se tem de melhor. Basta acompanhar o drama das pessoas que na busca de melhor tratamento, são lesados com altas mensalidades ou com a não cobertura dos tratamentos pelos planos, para comprovar a enganação dos privados. Não tenho nenhuma dúvida que este rádiojornalismo que está aí também tem que ir para o SUS.

Um comentário:

  1. Também defendo um atendimento público de qualidade, afinal pagamos um preço altissímo por ele. Acrescento que o grande diferencial dos profissionais da rede pública está na qualificação, pois estes participam sempre de cursos,pesquisas, palestras e congressos.

    Em si tratando do SUS, o grande desafio é conseguir atender a demanda,pois os usuários esperam muito por um atendimento especializadio. Espero que isso melhore.

    ResponderExcluir